ALPENPROJEKT


Alpenprojekt teve início com uma pesquisa relacionada ao sul da Alemanha (após um período de residência em Munique), inicialmente baseada na paisagem da região. A principal questão dessa série de trabalhos está relacionada à paisagem dessa região, sendo percebida como intimamente relacionada à memória individual ou histórica (mesmo que essa memória seja esquecida ou intencionalmente perdida).

“Reflexo Distante” reuniu trabalhos dessa série em uma exposição individual em Porto Alegre.

Uma coleção de cartões postais e fotografias antigas encontradas em antiquários foi o princípio do projeto. Essas imagens formavam uma coleção de souvenires perdidos de pessoas desconhecidas, memórias trocadas, fragmentos de álbuns de família. Todas as imagens eram relacionadas às montanhas dos Alpes, a partir das quais uma série de trabalhos foram desenvolvidos.

Essa série de trabalhos foi criada a partir deste ponto de partida: a representação da paisagem intimamente relacionada com um lugar específico (neste momento, os Alpes) me levou a trabalhar com questões relacionadas ao Romantismo Alemão e à memória social marcada pelo Nazismo. Usando recursos de várias mídias, os trabalhos forma feitos com apropriação e intervenção em imagens e de videos (como o video “As montanhas de Eva Braun”, que é uma sequência de filmagens caseiras realizadas por Eva Braun na casa de Hitler nos Alpes) registro de ações, fotografias.


OBLIVION


Uma coleção de fotografias e cartões postais antigas que mostram a região dos Alpes. Esses postais e fotos são pintadas com tinta preta, mostrando apenas silhuetas das montanhas e o céu. O encontro de caixas de fotografias e postais encontradas em antiquários foi o que deu início ao trabalho. Essas imagens então catalogadas por sua tipologia (como paisagem, família, casas, etc) formavam uma espécie de biblioteca de memórias abandonadas. Reunidas, são aproximadamente 300 fotografias e postais que, de algum modo, formam uma outra paisagem – como se o grupo de imagens pudesse formar a representação da paisagem ali mostrada: a representação da paisagem dentro de outra paisagem.

300 cartões postais antigos e fotografias pintados com tinta preta (2010 – em processo)


ALPENPROJEKT


Os vídeos “Alpenprojekt 1 e 2” são o registro da ação de recortar o desenho da silhueta das montanhas in situ, diante da paisagem. As silhuetas recortadas remontam tanto à uma tradição europeia de retratos do século XVIII – tendo, ainda, uma conexão próxima com o trabalho “Oblivion”.

Alpenprojekt” é uma tentativa deliberada de apreender a paisagem num gesto de redução do lugar a uma linha simplificada e em dimensões reduzidas, decorrente de uma necessidade de estar presente na paisagem e do esforço de abarcar o que não é passível de ser controlado.

ALPENPROJEKT 1 _ Vídeo | 05:45min | 2011-2012  //  ALPENPROJEKT 2 _ Vídeo | 22:47min | 2013


REFLEXO DISTANTE


Fotografias de um livro dos anos 1920 sobre a Alemanha são ampliadas e parcialmente cobertas por placas de ferro que encobrem a silhueta das montanhas.

 

Fotografia e placas de ferro 230x100cm | 200x100cm | 2013

 


AS MONTANHAS DE EVA BRAUN


Vídeo realizado a partir de cenas de um filme caseiro de Eva Braun na casa de montanha de Hitler (conhecida como Ninho da Águia).

Inicialmente foram selecionadas cenas deste filme que mostram a paisagem dos Alpes. Logo, as sequências são pintadas quadro a quadro, para então serem remontada como uma sequência de stop motion.

 

Vídeo | 4:38min. | 2013