Tratado de Limites
[ 2011 ]
Uma viagem pela região dos Pampas deu início à série de trabalhos de Tratado de Limites. Essa viagem abrangeu a região sul do estado do Rio Grande do Sul e o norte do Uruguai. Percorrer esta região desencadeou um pensamento sobre as delimitações geográficas e políticas entre estados e países.
Os Pampas criam uma delimitação geográfica própria, determinada por seu bioma específico, fazendo as definições fronteiriças parecerem sem sentido. A continuidade dos campos e paisagem dos pampas remete à uma percepção de diluição de fronteiras, leva a pensar que as fronteiras nem sempre são perceptíveis nem pertinentes, sendo a região antes identificada através de características próprias e não necessariamente através de delimitações de fronteiras.
Os textos “Tratado de Limites entre o Brazil e a República Oriental do Uruguay” e “Extremo Sul do Brasil (Limites do RS)” deram origem e nome ao projeto. Esses textos relatam o processo de delimitação de fronteiras na região sul do Brasil e Uruguai, entre definições políticas e geográficas.
O projeto foi mostrado no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre), dentro da mostra “Além Fronteiras” da 8º Bienal do Mercosul, curada por Aracy Amaral (curadora convidada da 8º Bienal do Mercosul).
Ver mais sobre Tratado de Limites: